Destrinchando todas as consequências que você precisa saber sobre a greve docente.
- CARICA ARMORIAL
- 1 de jun. de 2024
- 4 min de leitura

Dia 29 de maio, em assembleia realizada na UFPB, os professores votaram, em maioria, para que a greve iniciasse na nossa universidade no dia 03 de junho. O Centro Acadêmico entende que a partir dessa notícia muitos questionamentos surgem, principalmente dos ferinhas que não estão habituados com a vivência acadêmica, e por isso vamos tentar responder o máximo deles. Segue o post!
Agora que a greve iniciou, todas as aulas são automaticamente canceladas?
Não! A maioria dos docentes presentes na assembleia votou para que a greve iniciasse em 03 de junho, mas nem todos os professores são a favor disso. Os professores que não quiserem aderir à greve poderão continuar dando suas aulas, e os projetos de pesquisa e extensão podem continuar normalmente!
Mas por que em outras universidades todos os cursos estão sem aula?
Porque nessas universidades o calendário acadêmico foi suspenso! O calendário de 2024.1, que se inicia dia 05 de junho, segue em vigência mesmo com o início da greve, e isso permite que os professores possam continuar lecionando!
E isso pode mudar em algum momento?
Sim! A UFPB tem três Conselhos Superiores, e um deles, o CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) é o responsável por votar e aprovar o calendário acadêmico. Portanto, ele tem a prerrogativa de votar pela suspensão do calendário caso a maioria dos seus membros vote de forma favorável para isso.
Certo, mas o que acontece se o CONSEPE suspender o calendário acadêmico?
Caso isso aconteça, todos os departamentos da UFPB são obrigados a parar suas atividades, o que força os professores que não aderiram à greve a parar imediatamente as aulas que estavam lecionando. No entanto, é importante ressaltar que NÃO EXISTE uma previsão de quando ou sequer se isso vai acontecer na UFPB.
Isso quer dizer que tudo o que foi lecionado durante esse período será considerado inválido, tendo que o aluno obrigatoriamente cursar a disciplina novamente.
O CONSEPE pode suspender o calendário já na próxima reunião?
As reuniões dos Conselhos Superiores são marcadas de duas formas: ordinárias e extraordinárias. Nas reuniões ordinárias, qualquer pauta pode ser incluída, debatida e votada nas reuniões. Nas extraordinárias, só podem ser debatidos e votados os assuntos que estavam descritos na convocação da reunião.
Dia 05 de junho terá uma reunião do CONSEPE, mas é de caráter extraordinário com pauta já definida previamente. Portanto, o Conselho não poderá definir a suspensão do calendário nessa data. Para discutir um eventual congelamento do calendário, o CONSEPE precisa ou esperar a reunião ordinária do dia 18 de junho ou convocar nova reunião extraordinária!
Ou seja, só existirá uma chance significativa de suspensão do calendário letivo no dia 18 de junho. Mas até lá as atividades previstas no calendário seguem as mesmas!
Beleza, mas todo o Departamento de Relações Internacionais vai aderir a greve?
Ainda não sabemos! O DRI tem reuniões agendadas para os dias 06 e 07 de junho, onde discutirão um posicionamento conjunto e saberemos de certeza se terão professores contrários à greve que vão decidir por continuar lecionando ou a favor optando por não ministrar nenhuma aula até o fim da greve.
Diante disso, cabe pontuar que a aderência a greve docente é algo extremamente OPCIONAL, isto é, cada professor possui a liberdade de escolher se irá aderir a greve ou não.
Além disso, é imperativo pontuar que com o alongamento da grave, novos professores que não tenham aderido a greve inicialmente possam a aderir a greve por pressão.
E como ficam as matérias ofertadas por outros departamentos?
Para os feras, essa parte pode ser confusa. Nem todas as matérias que cursamos durante a graduação são dadas por professores vinculados ao DRI! No primeiro período, por exemplo, temos a matérias como Introdução à Economia 1 (IE 1) que é dada por um professor do Departamento de Economia, como História Econômica Geral (HEG) que é dada por um professor do Departamento de História e assim por diante. Isso significa que eles não participam das nossas reuniões nem das decisões tomadas pelo nosso colegiado.
Por isso, o CARICA recomenda que os alunos escolham um representante para encaminhar e-mail aos professores de todas as matérias de fora do DRI para saber se os docentes irão furar a greve e lecionar ou se irão aderir à paralisação!
Como fica o Restaurante Universitário durante a greve?
Continua em funcionamento! O RU só irá fechar as portas caso o CONSEPE suspenda o calendário acadêmico. Nesse caso, os alunos assistidos pela PRAPE passam a receber o auxílio alimentação em forma de pecúnia (ao invés da gratuidade no restaurante, passam a receber o valor da refeição em dinheiro).
Os auxílios da PRAPE (Pró-Reitoria Assistência de Promoção ao Estudante) vão continuar sendo pagos?
Ao que tudo indica, sim! O DCE e demais representações discentes da UFPB vão lutar para que todos os auxílios sejam mantidos, e no momento não há nada que indique que a greve docente vai interferir nos pagamentos.
CARICA, e o pagamento da minha bolsa PIBIC?
Isso ainda é incerto! Em caso de suspensão do calendário acadêmico, quem vota pela manutenção ou corte das bolsas também é o CONSEPE! E aí é realizar pressão, conversar com a representação discente que vota no Conselho e com os professores para que votem pela manutenção das bolsas!
Mas, CARICA, falta apenas eu apresentar o TCC/realizar a colação de grau, posso fazer isso durante a greve?
Tudo pode ser conversado com a coordenação do curso e com o departamento! Mesmo durante a greve, existem professores dispostos a abrir exceções para que os alunos não sejam prejudicados! Então sim, existe a possibilidade (mas não a certeza!) de apresentar TCC e colar grau durante a greve.
Então quer dizer que a matrícula extraordinária vai ocorrer normalmente?
Sim! Como mencionado anteriormente, o calendário letivo de 2024.1 continuará vigente até decisão contraria por meio de uma reunião ordinária do CONSEPE. Dessa forma, a matrícula extraordinária funcionará normalmente como previsto e abrirá no dia 03 de junho. Qualquer dúvida, consultar o último post do blog que explica certinho os processos de matrícula na UFPB!
Por enquanto é isso! Qualquer atualização sobre o posicionamento dos professores do DRI, informaremos pelos nossos meios de comunicação oficiais (Grupo de Informes e Instagram). Caso você tenha ficado com alguma dúvida ainda, por favor entre em contato conosco! O CARICA está sempre à disposição do alunado para ajudar com o que for preciso. Entre em contato conosco agora mesmo pela caixinha de mensagem do chat :)
Até o próximo post no blog!
XOXO, Secretário do blog enlouquecido pela grave.
chique