Mensagem de Mojana Vargas - chefe do Departamento de RI na UFPB.
- CARICA
- 30 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

A entrada na universidade é um momento ímpar na vida dos jovens. Iniciar um curso de graduação é um momento de grande excitação pois marca não apenas o começo daquela que se espera venha a ser uma trajetória profissional bem-sucedida, mas significa, sobretudo, uma grande oportunidade de descoberta e crescimento pessoal que a vida na universidade pode proporcionar. O dia-a-dia na universidade tem muitas tarefas - nem sempre agradáveis - muita burocracia, mas tem também amizades, experiências e vivências novas. Esse período serve para que vocês aprendam sobre aquilo que será a sua profissão, mas também para que aprendam mais sobre o mundo e sobre si mesmos, para que ampliem seus horizontes intelectuais e principalmente, pessoais. A universidade não é apenas um espaço de formação de profissionais altamente qualificados, é antes um meio onde devem ser formadas pessoas qualificadas para uma vida socialmente mais harmoniosa e economicamente mais justa, com mais respeito e solidariedade.
Não tenham medo de correr riscos em sua formação. Tenham uma postura proativa, questionem, participem, vivenciem a universidade naquilo que ela pode lhes proporcionar. Conheçam colegas de outros cursos, aproveitem tanto quanto puderem a riqueza de discussões que existe nesse ambiente. Concordem, discordem, formem as suas perspectivas com o máximo de informações que puderem acessar e não tenham medo de mudar, buscar aquilo que lhes proporcione maior satisfação pessoal, intelectual e profissional.
Vida universitária dá trabalho - bastante trabalho, por sinal - e em muitas ocasiões pode depender do sacrifício de diversas pessoas. Alguns de vocês podem ser os primeiros de suas famílias a ingressar em uma universidade pública, mas todos esperamos e faremos o possível para que vocês não sejam os últimos. Parte disso é arregaçar as mangas e dar duro coletivamente: professores e servidores estão aqui para criar os meios para que vocês, estudantes, tenham as melhores condições possíveis para ajudá-los a desenvolver seu potencial, apesar da dura realidade vivida por nosso país e do projeto de desmonte das universidades públicas.
Em meio a tudo isso, não esqueçam: o ambiente universitário é vivo, é diverso, pode até parecer meio confuso às vezes e é exatamente isso que o torna especial. Aproveite os anos que estará por aqui e faça suas descobertas.
Comments